Subscribe:

Pages

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

8 dicas de dermatologistas para ter uma pele mais jovem



Não param de surgir produtos no mercado, cada vez mais caros, para melhorar sua pele, combater o envelhecimento, prevenir ou combater rugas, acne ou outros problemas.
Só que não adianta ter um arsenal de cremes se você não souber aproveitá-los. “As pessoas muitas vezes pensam que quanto mais caro um produto, mais eficaz ele será”, disse a dermatologista americana Susan C. Taylor. “Isso não é sempre o caso. As pessoas precisam fazer compras inteligentes, já que há produtos muito eficazes a preços acessíveis”.
E não basta apenas comprar cremes de qualidade. Existem maneiras corretas de aplicá-los, e dicas que você deve seguir, como estar com a pele limpa e fazer movimentos suaves. Os especialistas andam se preocupando cada vez mais com isso, tanto que a Academia Americana de Dermatologia até lançou um vídeo do passo a passo para aplicar cremes no rosto da maneira correta.
A Dra. Taylor também dá suas dicas para obter o máximo de resultado na pele. Confira:
1 – USE PROTETOR SOLAR
Essa dica preciosa é antiga, mas de fato é a que faz mais diferença. A expressão fotoenvelhecimento é usada hoje em dia para caracterizar alterações causadas pelo sol em nossa pele, como rugas, manchas, asperezas, etc. Ou seja, o engrossamento e enrugamento gradual da pele por conta da exposição solar. Não sei se você sabia disso, mas nem sempre é o processo de envelhecer em si que altera nossa pele. O processo que mais a danifica é o sol! Ele pode ser o responsável pela aparência “velha” de uma pele, e pode deixar alguém parecendo ter bem mais idade do que realmente tem.
Então, use protetor solar todos os dias, porque os raios solares podem acelerar os sinais de envelhecimento. Use um hidratante facial com filtro solar de proteção de pelo menos 30. Certifique-se de aplicá-lo por toda a pele que não está coberta pela roupa.
2 – NÃO SE BRONZEIE
Não existe bronzeado seguro. Seja no sol ou nas câmaras de bronzeamento, você estará exposto a raios ultravioletas prejudiciais, que não só podem acelerar o envelhecimento, como podem causar câncer de pele. Tanto que, no Brasil, há mais de dois anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de câmaras de bronzeamento artificial. Isso porque, de acordo com um estudo da Agência Internacional para Pesquisas sobre Câncer, fazer uso desta máquina aumenta em 75% as chances de melanoma, o mais grave entre os tipos de câncer de pele, pois é sempre maligno. O UVA, tipo de raio ultravioleta que nos atinge o ano todo de forma constante, está presente nessas câmaras muitas vezes em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol, sendo que é o principal causador do fotoenvelhecimento.
3 – HIDRATE-SE
Hidratar-se, mesmo usando faixas umedecidas com água na pele, pode ajudar a reduzir o aparecimento de algumas linhas finas e tornar a sua pele mais brilhante e jovem.
4 – TESTE OS PRODUTOS ANTES DE USÁ-LOS
Você deve testar qualquer produto antes de comprá-lo ou usá-lo, até mesmo os rotulados de “hipoalergênicos”. Para testar, aplique uma pequena quantidade do produto no antebraço interior duas vezes por dia durante quatro a cinco dias. Se você não tiver uma reação, é provavelmente seguro aplicá-lo em seu rosto. Tenha paciência, pois esse procedimento é importante. Já imaginou ter alguma reação no rosto inteiro? O oposto do que você desejava quanto adquiriu o produto.
5 – USE O PRODUTO CONFORME INDICAÇÃO
Ninguém costuma ler as embalagens ou instruções de produtos, mas eles merecem essa atenção, especialmente os que vão no seu rosto. Os ingredientes ativos dos cremes podem fazer mais mal do que bem quando são muito usados. Aplicar mais do que o indicado pode causar obstrução dos poros, manchas e outros efeitos indesejados.
6 – NÃO USE PRODUTOS QUE IRRITAM A PELE
Tem gente que acha que, porque a pele está queimando ou pinicando, ou qualquer outra coisa, é porque o produto está funcionando. Essa ideia é errada! Pare de usar produtos que irritam a pele dessa forma, a não ser que forem prescritos por um dermatologista. Irritar a pele faz com que os sinais de envelhecimento fiquem mais perceptíveis.
7 – LIMITE O NÚMERO DE PRODUTOS QUE USA
Usar muitos produtos em sua pele, especialmente mais de um produto antienvelhecimento, tende a irritá-la. É como o item acima diz: isso faz com que os sinais de envelhecimento fiquem mais perceptíveis, portanto, tem o efeito contrário do desejado.
8 – TENHA PACIÊNCIA
“É muito importante que as pessoas deem um tempo para que o produto funcione. Enquanto um hidratante pode imediatamente melhorar certos aspectos, a maioria dos produtos precisa de pelo menos seis semanas para trabalhar na pele”, explica a Dra. Taylor. “Consulte um dermatologista se depois de seguir essas dicas você ainda não vê os resultados esperados”, conclui.
É, é muito importante cuidar da pele sim. Pela saúde, em primeiro lugar, mas também porque estudos mostram que uma pele bonita é mais importante do que o rosto para tornar alguém atraente. Já imaginou?[ScienceDaily] fonte.

0 comentários:

Postar um comentário