Subscribe:

Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tratamento com células-tronco pode curar e fazer crescer músculos



Segundo uma nova pesquisa, a perda de massa muscular associada à idade pode ser tratada com células-tronco – que são as células do corpo que podem se dividir e se tornar diferentes tipos de tecido.
Cientistas da Universidade do Colorado transplantaram células em ratos e perceberam que seus músculos mais que dobraram em tamanho, permanecendo dessa forma mesmo em idade avançada. Os pesquisadores dizem que o estudo pode ser uma promessa no tratamento de várias condições, não só da perda de massa muscular, como distrofia muscular e outras.
Eles acreditam que a terapia poderia ajudar “repovoando” com células as áreas de tecidos danificados por doenças ou lesões. Por exemplo, um problema comum em pessoas idosas é a fraqueza muscular, associado a uma perda de massa muscular nos braços e pernas.
Isso pode levar a uma queda rápida na qualidade de vida das pessoas, e em alguns casos, aumentar a necessidade de cuidado e apoio. As razões para o declínio na produção de células do músculo não são totalmente compreendidas, mas a pesquisa está testando a teoria de que as células-tronco musculares podem ajudar a parar ou até mesmo reverter essa situação.
Para isso, os pesquisadores criaram “danos” nos músculos de ratos jovens, e então injetaram células-tronco musculares de outro rato nos animais machucados. Não só a lesão se curou rapidamente, como o tamanho do músculo aumentou em média 170%, com um aumento de 50% em massa.
Segundo os pesquisadores, o mais surpreendente é que esses ganhos não se evaporaram ao longo dos próximos meses, como esperado. O tamanho dos músculos se manteve constante conforme os ratos envelheceram.
As marcas observadas com o envelhecimento dos músculos simplesmente não ocorreram. O material transplantado parecia levar as células-tronco a uma alta velocidade de “auto-renovação”, produzindo essencialmente células musculares.
Os cientistas alertam que a lesão criada nos membros dos ratos parece ter sido significativa neste processo. Quando as células-tronco foram injetadas em músculo ileso, não houve crescimento.
Eles também afirmam que, embora as células do experimento tenham sido provenientes de outros ratos, talvez um dia seja possível encontrar um medicamento que provoque uma resposta semelhante a partir de células-tronco do próprio paciente.
Porém, um especialista britânico disse que um tratamento humano pode ser difícil. Segundo ele, há uma série de obstáculos que precisam ser resolvidos antes que a terapia possa ser considerada para os humanos, incluindo a necessidade de controlar a rejeição imunológica, já que o transplante de células vem de um doador.
Outra coisa preocupante para o ser humano é a necessidade de uma lesão a ser simulada antes do tratamento. E, também, no caso de perda de massa muscular, os médicos teriam que decidir quais músculos tratar, pois o tratamento só afeta um único músculo. Além disso, os músculos dos ratos são consideravelmente menores do que os músculos humanos, então é preciso levar em conta a necessidade de tomar várias injeções de células-tronco.
 [BBC] fonte.

0 comentários:

Postar um comentário