Subscribe:

Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Células de gordura podem ajudar cabelo a crescer



Pesquisadores da Universidade Yale, EUA, descobriram que células de gordura na pele podem ser uma fonte de produtos químicos necessários para fazer o cabelo crescer.
Experiências com ratos sugerem que células-tronco de pelos são controladas por gordura. A injeção de um tipo de célula de gordura estimulou o crescimento de pelos em camundongos que de outra forma tinham dificuldade em crescê-los.
Os cientistas disseram que houve um aumento de quatro vezes no número de células “precursoras” de gordura na pele em torno de um folículo piloso quando ele começou a crescer.
Analisando ratos com defeito, que não podiam produzir essas células de gordura, eles descobriram que o pelo normalmente cresce em ciclos, mas nos ratos com defeito os folículos ficavam “presos” na fase latente do ciclo.
Assim, os cientistas injetaram células de gordura de ratos saudáveis em ratos com defeito e, duas semanas depois, folículos pilosos tinham começado a crescer neles.
As células de gordura precursoras estavam produzindo uma substância química – um fator de crescimento derivado de plaquetas – a 100 vezes o nível de células vizinhas.
Injetar o fator de crescimento na pele de ratos com defeito foio pontapé inicial de crescimento em 86% dos folículos.
Os pesquisadores vão continuar procurando outros produtos químicos que podem estar envolvidos no processo. Segundo a equipe, um dia, pode ser possível usar as descobertas para reverter a calvície humana.
No entanto, eles não sabem se os mesmos processos químicos ocorrem em seres humanos. Estudos anteriores mostraram que partes carecas do couro cabeludo de um ser humano tinham o mesmo número de células-tronco do que áreas com cabelo.
“Se conseguirmos com que essas células de gordura na pele ‘conversem’ com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, poderíamos ser capazes de fazer o cabelo crescer novamente”, disse Valerie Horsley.
[BBC] fonte

0 comentários:

Postar um comentário