Lembre que primeiramente você terá que estar classificado em certas categorias, isto é, comcertas dificuldades que habilitam você solicitar cirurgia plástica gratuita. Nas suas próprias palavras:
- Primeiramente veja o “Cirurgia plástica grátis: Direito de todos” aqui.
- “A primeira coisa a fazer se quiser informações confiáveis. Vá até a secretaria de saúde de sua cidade (ou sub-secretaria em casos das grandes cidades), ou se informe em um hospital-referencia. Lá eles vão te informar o que é necessário, pois cada município solicita documentos diferentes.
- Provavelmente eles te indicarão a um psicólogo e a uma assistente social (que é padrão pois cirurgias exigem este procedimento, principalmente estéticas).
- Assistente social deverá elaborar uma carta informando a incapacidade do paciente pagar por este serviço.
- A Psicóloga deverá redigir outra informando o estado emocional ante-cirúrgico e se o paciente esta preparado emocionalmente para a cirurgia gratuita e suas conseqüências.
- Além de que deverão também serem encaminhados ao médico especialista (endocrinologista no caso de redução do estômago).
- É mais fácil quando a outra cirurgia também foi feita pelo SUS.
- Depois disto, você deverá ter em mãos seu Cartão do SUS (evitem perder seus cartões ou fazer outros se necessidade pois da duplicidade no sistema e é uma dor de cabeça que ninguém merece), sua identidade, as cartas e os documentos que foram exigidos.
- Estes são os documentos que geralmente exigimos em meu município para as cirurgias.
- E boa sorte, pois no SUS a fila é grande. Mas lhes digo, não desistam, vale a pena e os médicos do SUS são ótimos, principalmente em hospitais que fazem este tipo de cirurgia.
- Mas não briguem com os funcionários da secretaria de saúde ou seu médico caso demore, os coitados fazem o máximo o possível, e pode não parecer, mas se importam muito com os pacientes.”
Obrigado Marta, espero que seu guia ajude muitas pessoas a conseguirem uma cirurgia do estômago grátis ou até cirurgia plástica gratuita para acabar com o estigma de muitas pessoas que sofrem com deformidades e obesidade.

0 comentários:
Postar um comentário