Subscribe:

Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

“Dieta ioiô” pode fazer bem para a saúde



Engorda, emagrece. Engorda, emagrece. O famoso “efeito sanfona” ou “dieta do ioiô” parece ruim, mas não é tanto assim. Segundo um novo estudo, perder peso e ganhá-lo novamente é melhor para a saúde do que permanecer obeso.
A pesquisa foi feita com ratos. Os que fizeram uma dieta ioiô viveram o mesmo tanto que os ratos que faziam uma dieta de baixa gordura. Já os ratos que se alimentavam de uma dieta rica em gordura tiveram uma vida mais curta.
O pesquisador Edward List diz que, apesar de manter um peso estável ainda ser a opção ideal, as pessoas não devem parar de tentar perder peso se forem vítimas do efeito sanfona, ou seja, uma pessoa que ganha peso com frequência mesmo tentando perdê-lo.
Os cientistas colocaram 30 ratos em uma dessas três dietas: uma dieta rica em gordura, uma dieta de baixa gordura e uma dieta ioiô, que oscilou entre rica em gordura e baixa em gordura entre períodos de quatro semanas.
Os animais na dieta rica em gordura comiam mais, pesavam mais, tinham mais gordura corporal e níveis mais altos de açúcar no sangue do que os ratos na dieta de baixa gordura. Os ratos na dieta ioiô tinham essas características também, mas só durante o período de dieta rica em gordura. Durante o período sem gordura, eles eram mais saudáveis.
Segundo os pesquisadores, os ratos na dieta baixa em gordura e na dieta ioiô viveram cerca de dois anos. Em contraste, os ratos da dieta rica em gordura viveram cerca de um ano e meio.
Os resultados concordam com outras pesquisas realizadas em pessoas. Dado o que se sabe sobre a obesidade e seu impacto hoje, faz sentido que a dieta ioiô não só não faça mal, mas também possa ajudar.
Por exemplo, especialistas explicam que células de gordura produzem hormônios que podem prejudicar o organismo, aumentando a inflamação e os níveis de açúcar no sangue. Quando as pessoas perdem peso, mesmo que por um curto período de tempo, a produção desses hormônios é reduzida.
Também, um estudo de 2002 mostrou que 7% de perda de peso reduz a chance de desenvolver diabetes em 58%. Segundo os pesquisadores, um pouco de perda de peso tem um enorme impacto quando se trata de melhorar a saúde; não é necessário ter um corpo ideal para obter grandes benefícios.[LiveScience] fonte.

0 comentários:

Postar um comentário