Subscribe:

Pages

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Festa infantil saudável


VEJA COMO PREPARAR UMA FESTA SAUDÁVEL PARA O SEU FILHO

Festa infantil saudável
O aniversário do seu filho está se aproximando? Que tal preparar uma festinha diferente para ele? Com algumas alterações no cardápio a comemoração pode ficar mais saudável sem perder a animação e, claro, o sabor!
O maior benefício de mudar alguns quitutes da recepção é a conscientização de que é possível se alimentar de forma mais saudável, mesmo nas comemorações. A principal mudança é na escolha e no preparo destes alimentos, priorizando os assados, as frutas e os sucos naturais.
Oferecer uma alimentação mais balanceada apenas na festinha não adianta. É preciso introduzir comidinhas nutritivas todos os dias. Para Sabrina Longhi, nutricionista da Clínica de Especialidades Integrada, a forma de preparo e como este alimento vai ser oferecido para a criança é um ponto importante.
"Tem que ser atrativo de forma que os filhos se sintam estimulados a consumi-lo. Desta forma os pequenos se habituarão a comer alimentos mais saudáveis e farão melhor suas escolhas", afirma a nutricionista.
Veja como você pode tornar a festinha das crianças mais saudável sem abrir mão do sabor. Sabrina Longhi dá dicas boníssimas.
Cobertura de chantilly (bolo): creme de confeiteiro feito com leite desnatado ou semidesnatado, amido de milho, pouco açúcar e essência de baunilha. Fica saboroso e pouco calórico e pode ser aromatizado com outro sabor de essência.
Salgadinhos fritos: em substituição aos fritos prefira os salgados assados, lembrando que há salgados como os folhados, que mesmo não sendo fritos são bem calóricos e ricos em gordura saturada. Bons exemplos são esfihas, enroladinhos de presunto e queijo, minipizza e pastelzinho de forno.
Refrigerante: se possível substitua por suco de frutas, por serem ricos em vitaminas e minerais. Se for optar por sucos menos calóricos prefira os mais diluídos como, por exemplo, limão e maracujá. Outra boa dica é bater iogurte natural com gelatina pronta do sabor preferido da criançada. Esta mistura vira um perfeito milk shake, só que mais saudável, leve e muito saboroso.
Balas de coco: prefira as gelatinas em copinhos. Você tem a opção de adicionar frutas como morango, abacaxi e pêssego e ainda uma calda de iogurte adoçado com mel.
Cachorro quente: pode ser substituído por pão com carne louca (pão francês recheado com carne de panela). Esta preparação é mais saudável e não possui a quantidade de corantes e aditivos presentes na salsicha.
Brigadeiro: este é um dos doces mais difíceis de substituir, pois é o preferido da criançada. Fazer o brigadeiro e recheá-lo com frutas como morango ou uva é uma boa saída para deixar o doce ainda mais saboroso e mais nutritivo, além de incentivar o consumo de frutas. Outra boa dica é preparar o doce com cacau em pó. O cacau não possui açúcar, é rico em nutrientes e possui diversas vitaminas e minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E) e também uma alta concentração de fibras dietéticas. Seu valor calórico é bem inferior ao achocolatado em pó.

0 comentários:

Postar um comentário