Subscribe:

Pages

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Brasil Obeso


PESQUISA APONTA QUE QUASE METADE DA POPULAÇÃO ESTÁ ACIMA DO PESO

Brasil Obeso  Pesquisa aponta que quase metade da
Quase metade da população brasileira está acima do peso. O dado alarmante divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (10), só confirma que estamos vivendo em uma época de excessos. Enquanto de um lado vimos a magreza surreal que a indústria da moda defende, a população engorda a passos largos e fica com a saúde cada vez mais comprometida.
Segundo o estudo realizado pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o excesso de peso e a obesidade aumentaram consideravelmente nos últimos seis anos no Brasil. O percentual de pessoas acima do peso no país subiu de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011, sendo que no mesmo período, essa proporção aumentou de 11,4% para 15,8%. No entanto, um dos dados que mais destacados e que chamou atenção das autoridades responsáveis foi o fato de que 49% da população brasileira sofreexcesso de peso.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o brasileiro se alimenta de maneira inadequada, além de consumir uma quantidade excessiva de gordura saturada. O levantamento ainda revela que 4,6% da população não dispensa a carne gordurosa e mais da metade (56,9%) bebe leite integral regularmente, enquanto os refrigerantes aparecem como preferidos na lista dos brasileiros, 29,8% da população ingere a bebida pelo menos cinco vezes por semana, sendo que apenas 20,2% consome a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças. Ou seja, as frutas e as hortaliças, fortes aliadas na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis estão sendo deixadas de lado na hora da refeição, o que os deixa mais propensos as doenças cardiovasculares.
O fato da obesidade atingir ambos os sexos é bastante preocupante, no entanto, a pesquisa mostra que eles e elas possuem uma diferença bem grande na hora de cuidar da saúde. Enquanto elas se preocupam mais com a alimentação e ingerem mais frutas e hortaliças, eles comem mais carne e gordura, além de exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. De outro lado, apesar dos homens se alimentarem pior, eles praticam mais exercícios do que as mulheres. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens fazem exercícios com regularidade, enquanto a frequência delas é de 22,4%.
Só que nem tudo são flores, apesar de saber que a prática de atividade física é vital para o bom funcionamento do organismo, o sedentarismo, apesar de ter diminuído nos últimos três anos, tende a aumentar com a idade. Segundo os dados do Ministério da Saúde, os homens com idade média entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios, sendo que esse percentual reduz para menos da metade aos 65 anos, cerca de 27,5%. Já entre as mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente, enquanto a proporção de mulheres com mais de 65 anos praticando esporte é de apenas 18,9%.
Para quem acha acredita que uma gordurinha aqui e ali não faz mal a ninguém, saiba que a obesidade é um forte fator de risco para saúde, pois aumenta consideravelmente as chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como infarto, trombose, embolia e arteriosclerose, problemas ortopédicos, além de asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer e até mesmo distúrbios psicológicos. Segundo a organização, taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos, ocasionadas na maioria das vezes por causa do consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal, determinam 4,4 milhões de mortes por ano, sendo responsáveis por 18% das doenças cerebrovasculares e 56% das doenças isquêmicas do coração. Ou seja, a obesidade é coisa séria e não deve ser levada na brincadeira.
Se você ficou preocupada com os dados e está pensando seriamente em mudar o seu estilo de vida, o Ministério da Saúde criou o ‘Guia Alimentar - Como ter uma Alimentação Saudável’, uma publicação em formato de bolso que traça os dez passos para ajudar a população a adquirir novos e bons hábitos alimentares.

0 comentários:

Postar um comentário