Subscribe:

Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Por que esfregar um machucado diminui a dor?



Você bate o joelho na quina da mesa. Qual é a sua primeira reação (além de mandar um xingão, claro)? Esfregar o machucado! Mas por que fazemos isso?
Novas descobertas mostram que a maneira com que a mente “vê” o nosso corpo influi na nossa percepção de dores agudas. Sendo assim, tocar o machucado ajuda o cérebro a “ver” melhor a área e diminui a dor.
Usando um método chamado “ilusão da grelha térmica” cientistas pediram a voluntários que mergulhassem os dedos indicador e anular de ambas as mãos em água aquecida a 43 graus Celsius. Ao mesmo tempo eles deveriam colocar os dedos médios dentro de água a 14 graus Celsius.
Isso cria uma ilusão de que os dedos médios estão machucados e sentimos grandes dores (tente fazer isso em casa, se duvida, só não queime os dedos e nos culpe depois). Tudo porque o cérebro cria a ilusão de que o dedo do meio está sendo queimado, misturando os sinais vindos de cada dedo.
Depois de tocarem os dedos, os participantes disseram que a dor foi reduzida em até 64%. Em outras palavras, quando tocamos um machucado, o cérebro reconhece melhor a área e a dor diminui.
Antes de fazer parte dos procedimentos da medicina, no entanto, esse método precisa ser mais testado. Mas agora temos uma resposta para os nossos instintos e, cada vez que você der uma topada com o dedo do pé e sentir vontade de passar a mão pelo machucado, vai lembrar dessa pesquisa. [LiveScience] fonte.

0 comentários:

Postar um comentário