Subscribe:

Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tossir diminui a dor de uma injeção?

injeção

Não adianta segurar a mão de alguém ou ouvir que “não vai doer nada”. Nada parece ser suficiente para aliviar uma agulhada de injeção.
Mas corre um mito de que, se você tossir moderadamente antes de levar a agulhada e uma vez enquanto leva a agulhada, você sentirá menos dor. Ninguém sabe ao certo porque isso funciona – talvez seja uma questão de distração. Você está tão concentrado tossindo que mal percebe a agulhada.
Alguns cientistas acreditam, porém, que o método funciona porque tossir aumenta a pressão do sangue e diminui a percepção que nosso organismo tem de dor. Eles analisaram a atitude de várias pessoas enquanto elas levavam a agulhada (mediram quantidade de suor e o quanto suas mãos se contraíram). Um grupo levou a injeção normalmente e o outro tossiu no processo. Os resultados foram conclusivos: tossir diminui a dor.
Em outro estudo, cientistas tentaram o método da tosse em crianças que estavam recebendo uma vacina. Estranhamente, eles perceberam que o método funcionava para crianças brancas, mas não para crianças negras.
Mas, se você for adotar o truque, fica o aviso: tossir muito forte pode fazer com que o médico erre o lugar da injeção e você leve uma agulhada onde não devia. [NY Times] fonte.

0 comentários:

Postar um comentário