Subscribe:

Pages

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Por que pessoas obesas sentem mais fome?



Quando pessoas de peso normal estão com a barriga vazia, o cérebro é acionado, informando que o corpo precisa de comida. Quando o estômago fica cheio, essas pessoas ficam livres da fome por cinco horas ou mais.
Algumas pessoas obesas, no entanto, precisam comer novamente apenas uma hora ou menos depois de uma refeição. Agora, os cientistas descobriram o porquê dessa necessidade.
Tomografias cerebrais de indivíduos saudáveis, incluindo obesos, revelaram que quando os níveis de açúcar ou açúcar no sangue caem, a região do cérebro que regula os impulsos não consegue controlar o desejo de doces e alimentos altamente calóricos. Essa ânsia é particularmente aguda entre os obesos.
Esse fato ajuda a explicar porque indivíduos obesos com níveis de açúcar no sangue flutuando desordenadamente durante o dia têm tanta dificuldade em controlar o apetite por comidas gordurosas e sobremesas açucaradas.
Os níveis de açúcar no sangue flutuam naturalmente durante o dia. Os níveis são mais baixos no período da manhã, antes do café, provocando fome. Os níveis de pico se dão normalmente uma hora ou menos depois de uma refeição e se mantém em um nível equilibrado por várias horas, até que sintamos fome novamente.
Os indivíduos obesos têm uma fome muito maior do que os de peso normal quando os níveis de açúcar do sangue estão abaixo da média. Além disso, obesos sentem mais vontade de ingerir alimentos mesmo com os níveis de açúcar em uma base normal, a chamada euglicemia. Isso resulta em vários lanchinhos calóricos, mesmo logo depois das refeições.
Para piorar as coisas para os obesos, a visão dos alimentos super calóricos é presente o dia todo, como nas propagandas de televisão ou nos outdoors de fast food. Isso faz com que o desejo por alimentos se torne inevitável.
Por isso, uma boa tática para os obesos controlarem o peso pode ser comer refeições menores, mas com mais frequência. Isso pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue e reduzir os ataques constantes à geladeira.
Em geral, alimentos como vegetais ricos em fibras e grãos integrais são digeridos mais lentamente do que os com baixo teor de fibras, como os alimentos processados que elevam os níveis de açúcar no sangue muito mais suavemente. Por isso, eles são boas pedidas para reduzir a fome por mais tempo.
O “junk food” – as “porcarias” que normalmente são carregadas de açúcar ou altamente processadas e pobres em fibras – faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem muito, para em seguida cair drasticamente. Assim, o desejo por mais comidas nada saudáveis aumenta ainda mais. [LiveScience]fonte.


0 comentários:

Postar um comentário