Subscribe:

Pages

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Por que seus cabelos caem? Por Ligia Kogos | Yahoo! Brasil

A queda de cabelos não é um problema exclusivamente masculino: muitas mulheres sofrem com ela também! (Foto: T …A queixa de queda de cabelo é muito  freqüente, tanto em homens como em mulheres. Sabe-se que oscilações do hormônio feminino e fatores como stress, seborréia, dietas desequilibradas, cistos de ovário, menopausa, transtornos endócrinos, período pós-parto, pós-cirurgias, anorexia nervosa, uso de implantes hormonais, anabolizantes, podem causar enfraquecimento dos fios e franca diminuição do volume de cabelos.   Além disso, temos as causas traumáticas químicas e físicas, como alisamentos, reflexos, descolorações, permanentes e até mesmo os rabos de cavalo que tracionam demais o couro cabeludo!  

Nos homens, a temida calvície (ou Alopecia Androgênica), se inicia a partir da da  região das “entradas”, avançando progressivamente para trás e para os lados. Está intimamente ligada a fatores hormonais e genéticos, que resulta no afinamento progressivo dos fios, que enfraquecem até desaparecerem.   O hormônio masculino, se captado em grande quantidade pelos “receptores” (estruturas ávidas por hormônio, presentes no couro cabeludo e herdados geneticamente), vai enfraquecendo progressivamente os fios. A gravidade da calvície dependerá desta carga genética, determinando número maior ou menor de  receptores herdados.
Nas mulheres, mecanismo semelhante ocorre, ainda que em menor expressão. Em fases de stress, ou na presença de distúrbios hormonais como síndrome de ovários policísticos , ou na manopausa, onde o hormônio feminino cai, aumenta a captação periférica de hormônio masculino, também produzido pelas mulheres, resultando em perda de volume, afinamento dos fios e rarefação na parte da frente da cabeça, o que leva à situação aflitiva, mesmo para as menos vaidosas! 

Outros fatores como stress e doenças que afetam o estado geral como câncer, tuberculose, Aids e desnutrição,  podem fazer com que homens e mulheres percam os cabelos, além do envelhecimento natural cronológico. 

Mas a causa mais corriqueira da clássica queda de cabelo é mesmo a associação entre a ação hormonal e genética. 
Saiba o que fazer para evitar a carequinha. (Foto: Thinkstock)
Tratamentos

     
Os tratamentos visam devolver, ainda que parcialmente, o volume de cabelos perdido e também prevenir futuras quedas...

Finasteride oral é um dos mais usados, tanto para os homens como para a as mulheres, nos quais a hereditariedade e os hormônios estão envolvidos. 

Usam-se também cápsulas de aminoácidos, proteínas, vitaminas do complexo B, ácido fólico. 

Loções de uso local, com coquetéis vasodilatadores, anti-hormônios, hormônios femininos como os estrógenos, corticóides de ação antiinflamatória também são muito úteis em devolver certa vitalidade aos cabelos e mesmo recuperar boa parte deles, dependendo do grau de acometimento.

Shampoos de ação anticaspa e antioleosidade (contendo piroctone olamina, piritionato de zinco, enxofre, sulfacetamida,) contribuem para um bom resultado.

Injeções de medicamentos diretamente no couro cabeludo também são usadas em casos agudos e resistentes de queda de cabelo, especialmente nas mulheres.  

Soluções cirúrgicas
 também são muito procuradas, especialmente por homens com graus significativos de calvície. Os famosos transplantes e cirurgias de rotação de retalhos. 

Medidas gerais que ajudam a poupar os cabelos:


Não fumar, ter alguma atividade física, manter-se dentro do peso razoável, incluir verduras, frutas, legumes e proteínas na alimentação, moderar a quantidade de açucares e gorduras, controlar o stress...

Cuidados com tratamentos enganosos, caros, sem fundamento científico, procure sempre um dermatologista para orientação. 

0 comentários:

Postar um comentário