Subscribe:

Pages

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Viva mais e melhor!

Viva mais e melhor
A média de expectativa de vida dos brasileiros cresceu. Em 1999 era de 70 anos e em 2009 foi para 73,1 anos.
Estima-se que em 2025 o Brasil terá cerca de 32 milhões de idosos. Mas como será que os adultos estão chegando nessa idade?
Uma coisa é aumentar os anos de vida de uma pessoa e outra completamente diferente é dar qualidade de vida a esses anos. Embora se tenha mais anos de vida, muitos brasileiros tem incapacidades importantes nessa fase. Muitos chegam na terceira idade, ou na chamada melhor idade com doenças, como a depressão, doenças cardiovasculares e outras.
É possível conviver com certas doenças crônicas, desde que haja um acompanhamento e tratamento adequado. Consultar o médico regularmente, praticar exercícios e ter uma alimentação saudável, balanceada, são medidas que vão contribuir muito para que se tenha melhores anos de vida.
Veja como a alimentação pode ajudar na prevenção e no controle de algumas doenças comuns nessa fase:
Mal de Alzheimer
O alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva e que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamentos e alterações comportamentais. Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para as tarefas do dia a dia, mudança na personalidade e outras. Frutas, vegetais, peixes e ovos são alimentos que devem ser consumidos.
Depressão
Caracterizada por uma tristeza profunda e duradoura, desânimo, desinteresse, pensamentos ruins, inutilidade, culpa e outros sintomas. Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), frutas, ovos, vegetais de folha verde e mel. São alimentos que possuem triptofano, uma substância que ajuda na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.
Doenças cardiovasculares
Hipertensão, diabetes, colesterol elevado são doenças extremamente comuns hoje em dia, mas que podem ser controladas, e a alimentação influi diretamente nesses resultados. Alimentação pobre em gordura, sódio e açúcares, e o consumo de alguns alimentos como a aveia, azeite, chá verde e peixes, podem ajudar.

0 comentários:

Postar um comentário