Subscribe:

Pages

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Você sabe escolher o seu adoçante?


ESPECIALISTA DÁ DICAS DE COMO ESCOLHER O ADOÇANTE CERTO PARA SUA NECESSIDADE E PALADAR

Você sabe escolher o seu adoçante  Especialista dá
Quem precisa emagrecer e quer substituir o açúcar logo opta pelo adoçante. Mas, será que você sabe escolher o produto ideal para sua necessidade ou paladar? Pois é, o adoçante antes usada apenas pelos diabéticos caiu nas graças das pessoas preocupadas com a manutenção do peso e, hoje, ocupam um lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados.
Para quem está em briga com a balança e resiste em usar o adoçante, a boa notícia é que com o crescimento da procura e, consequentemente das vendas, houve também uma maior oferta por parte dos fabricantes que procuram oferecer mais opções para os seus usuários.
Produtos a base de ciclamato, sucralose, acessulfame-k, esteviosídeo, sacarina e aspartame são algumas das alternativas encontradas no mercado.
De acordo com a nutricionista Camila Torreglosa do HCor - Hospital do Coração, hoje em dia as alternativas no mercado são tantas que confundem os consumidores na hora da compra e, apesar de todos os adoçantes terem o mesmo objetivo, que é substituir o açúcar, cada tipo possui a sua peculiaridade. "Por isso é importante que o consumidor tenha conhecimento para que escolha o adoçante que mais se adapte ao seu estilo de vida e paladar", ressalta.
Ainda que o uso de alguns adoçantes, em especial os artificiais, gerem polêmicas, como o fato deles causarem diversos tipos de problemas, como o câncer, a nutricionista destaca que eles não apresentam riscos. "Não existem evidências científicas conclusivas sobre os malefícios do uso do adoçante, mas é preciso respeitar o limite de consumo diário", afirma Camila.
Não sabe como o adoçante é feito e sempre teve curiosidade? Sintetizado a partir de edulcorantes, substâncias naturais ou artificiais, responsáveis pelo sabor adocicado provenientes de matérias-primas como aminoácidos e derivados da cana. "Um dos grandes benefícios é o poder de conferir o sabor doce aos alimentos sem fornecer calorias, principalmente quando comparado ao açúcar, que tem quatro calorias por grama. Ele pode ser utilizado como um aliado no tratamento da obesidade, contudo é preciso também uma mudança nos hábitos alimentares e a prática de esporte", explica.
A nutricionista lembra que quando se trata de ingestão diária segura, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propõe juntamente com outros órgãos de saúde um valor de ingestão diária aceitável para cada tipo de adoçante. A maioria dos adoçantes podem ser consumidos sem grandes restrições, nós devemos apenas prestar atenção a quantidade de sacarina e ciclamato de sódio ingeridos no dia. "Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 quilos, conseguimos alcançar facilmente a recomendação diária de ciclamato e sacarina consumindo cerca de 3 latas de refrigerante ou suco diet/light que contém estes adoçantes", ensina Camila.

0 comentários:

Postar um comentário